Macarons de Limão

Prato: Biscoitos
Tipo de Robot: TM31, TM5, TM6
Dificuldade: Média
Preparação: 11 horas 20 minutos
Robot: 40 minutos
Porções: 30 Unidades

Ingredientes

Ganache de Limão

Instruções

Ganache de Limão

  • Coloque no copo o açúcar, a casca de limão e triture 10 seg/vel 10.
  • Insira a borboleta. Adicione os ovos, o sumo de limão e bata 10 min/80°C/vel 3,5, sem o copo medidor. Bata novamente 10 min/vel 3,5, sem o copo medidor para arrefecer a preparação. Remova a borboleta.
  • Adicione a manteiga, a amêndoa e misture 40 seg/vel 5. Transfira o preparado para uma tigela, tape com pelicula aderente e reserve no frigorifico. Lave e seque o copo e borboleta.

Macarons

  • Coloque no copo os 130 gr de açúcar, a amêndoa, o corante e misture 30 seg/vel 5. Transfira para um recipiente, coloque 1 clara de ovo sobre o pó e não mexa, reserve. Limpe e seque bem o copo.
  • Insira a borboleta. Coloque no copo as 3 claras de ovo restantes. Coloque a água, os 150 gr açúcar numa panela e leve ao lume alto. Deixe a temperatura subir até 110°C com a ajuda de um termômetro de açúcar. Quando atingir os 110°C, bata as claras 18 min/vel 3,5, sem o copo medidor. Quando a temperatura da calda atingir 118°C, despeje delicadamente pela abertura da tampa enquanto bate as claras. Remova a borboleta. Transfira para o recipiente com o açúcar de confeiteiro e amêndoa em pó e misture com a espátula até obter uma mistura homogênea. Transfira a massa para um saco de pasteleiro e forme cerca de 60 discos (aprox. Ø 4 cm) num tabuleiro forrado com papel vegetal. Deixe formar uma crosta durante cerca de 1 hora em temperatura ambiente.
  • A 10 minutos do final do tempo de formação da crosta dos macarons, pré-aqueça o forno a 140°C.
  • Leve os macarons ao forno a 140ºC durante 35 minutos. Ao retirar do forno, deslize o papel manteiga com os macarons sobre uma superfície de trabalho para que parem de cozinhar e deixe arrefecer durante cerca de 20 minutos. Poucos minutos antes do final do tempo de arrefecimento, transfira a ganache para um saco de pasteleiro. Com cuidado, retire os macarons do papel, decore com ganache de limão e monte-os. Deixe os macarons "amadurecerem" pelo menos 24 horas no frigorifico antes de servir.