Compota

Tipo de Robot: TM31, TM5, TM6
Dificuldade: Fácil
Preparação: 15 minutos
Robot: 28 minutos
Total: 43 minutos
Porções: 800 gr

Ingredientes

Instruções

  • Coloque no copo a fruta, 30 g de sumo de limão e o açúcar, pique 10 seg/vel 6 e programe 28 min/Varoma/vel 1 (TM5/TM6: 120ºC). Coloque o cesto sobre a tampa, em vez do copo medida, para evitar salpicos.
  • Verifique a consistência do doce (ver dica), retire para frascos previamente esterilizados com tampa hermética e feche de imediato. Vire os frascos ao contrário durante 10 minutos. Guarde num local fresco e seco. 

Notas

Verifique o ponto: coloque um prato no congelador cerca de 5-10 minutos. Coloque 1 c. de chá de doce sobre o prato frio. Depois do doce arrefecer, empurre com o dedo. Se o doce enrugar, está pronto. Se não, programe mais 5 min/Varoma/vel 1 (TM5/TM6: 120ºC) e teste de novo.
Para esterilizar os frascos escalde-os com água quente e seque-os no forno, previamente aquecido a 100ºC, durante pelo menos 10 minutos antes de os encher.
Esta é uma receita tradicional de doce em que o açúcar atua como agente de conservação e espessante. Devido ao elevado teor de açúcar, este doce pode ser guardado por vários meses. Depois de aberto deverá ser conservado no frigorífico até 1 mês.
Pode usar qualquer tipo de fruta ou várias frutas nesta receita.
Há frutas, como os morangos, que podem borbulhar para fora da tampa. Caso isso aconteça reduza a temperatura para 100ºC ou 95ºC.
Para fazer doce de morango, adicione uma maçã para 500 g de morangos. A pectina presente na maçã ajuda a atingir o ponto de açúcar mais depressa.