Opinião: Protetor de Lâmina Bimby® TM6 e TM5

Antes de comprar leiam, sobre a euforia da nova peça que se coloca sobre as lâminas da Bimby® TM6 que pode sim ser usada para a TM5. de forma a fazerem uma compra consciente, e não se sentirem enganados ou usarem a peça de forma errada.

Antes de irem gastar dinheiro, e de acordo com a informação da Bimby® Itália, a mesma não pode ser usada em temperaturas superiores a 98ºC, ou seja, é ótima para fazer Sous-vide, que pode fazer na TM5 a vontade, desde que o tempo da receita não ultrapasse os 99 minutos, ou terão, de reprogramar. No Slowcook fica o mesmo problema, o Slowcook é cozinhar a carne ou peixe nos próprios sucos e isso não vai acontecer nem na Bimby® TM6 nem na TM5, os sucos vão ficar por baixo da peça e pouco ou nenhum chega a carne, tornando a mesma menos saborosa e tenra como é suposto no Slowcook , para além de que a capacidade máxima de carne para Slowcook na Bimby® são 800gr de carne, que depois de cozinhada vira pouco mais de 500g, ou seja estar 5/6h a cozinhar tão pouca quantidade é desperdício de tempo e energia, e ao preço dessa peça custa 19€, juntam mais 10€ e já compram uma panela na qual pode programar e fazer grandes quantidades de carne.

Sendo que só se pode usar 98ºC, que mais poderemos fazer com essa peça sem ser o Slowcook. Strogonoff? Sim podem, testei com frango, com a minha agente, e após 20 minutos a 90ºC, abrimos e a carne do meio estava crua, ou seja temos de abrir a tampa a meio da cozedura para mexer e dessa forma cozinhar uniformemente, porque se não há movimento, a carne do meio não vai ficar bem cozinhada, podem contudo aumentar o tempo de confeção, mas o que se pretende da Bimby® é rapidez, certo?

Quanto a outros pratos que a 100ºC já deixam muito a desejar, cozinhando a 98ºC, não vai apurar nada, e ficar algo deslavado, a não ser que usem truques, temperando muito bem a carne e selando (fritar) fora da Bimby®, numa frigideira ou grelhador, assim até cozinha em menos tempo.

Podem ver o que é selar carne e como o fazer aqui:

https://portal.minervafoods.com/blog/post/ciencia-da-cozinha-o-que-e-e-como-selar-carne

Mesmo que a peça pudesse ser usada a 100ºC. Pensem comigo. Como iria a comida ganhar sabor, com o molho no fundo da taça, ou cozinhar uniformemente se a lâmina não está a envolver, a misturar, esta tudo a cozinhar sem mexer, vai acabar por deixar com pouco sabor e não cozinhada bem por dentro, a não ser que estejamos a abrir e envolver, ou que façamos como o Slowcook, várias horas.

Fico a espera da TM7, de uma atualização a valer e de surpreender 😉 Agora cabe a cada um decidir se compra ou não. Mas não a coloquem usando temperaturas superiores, pois parece-me que o material não está preparado para tal
Deixo o print da SMS da Bimby® Itália e a tradução.

Bom dia Graça, o acessório da tampa da lâmina Bimby® foi projetado para cozinhar lentamente e a vácuo. Esses dois novos modos, como muitos outros, são predefinidos no modelo TM6 e parte integrante dele. No entanto, a tampa da lâmina também é compatível com o modelo TM5. Com a Tampa da Lâmina, você pode cozinhar os alimentos a temperaturas de no máximo 98°C na tigela, sem que as facas do grupo de facas entrem em contato. Desejamos-lhe um bom dia. Roberta, a equipe Bimby® Italia

Fonte: https://gracatruquesdicas.blogspot.com/2019/09/protetor-de-lamina-bimby-tm6-e-tm5.html

Poderá gostar...

1 Response

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

you're currently offline

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.