Por que é que a comida não deve ir para o frigorífico ainda quente?

Loading...

Não, não é porque se estraga!

Alimentos ainda quentes: Posso guardar no frigorífico?

Os alimentos se forem guardados quentes, a temperatura no interior do frigorífico vai aumentar. O resultado é que todos os alimentos lá guardados também vão aquecer. Com temperaturas mais altas algumas bactérias podem multiplicar-se e estragar os alimentos ou então podem tornar-se um perigo para quem os ingerir.

Por outro lado, o frigorífico fará um maior esforço para manter a temperatura e, portanto, os gastos energéticos e o desgaste do frigorífico também serão superiores.

Alimentos ainda quentes: O que fazer antes de os guardar no frigorífico?

Então o que é que se deve fazer? Para arrefecer os alimentos, antes de os guardar, pode distribuí-los por recipientes pequenos, colocar num banho de água fria ou mexer com frequência. Depois disso, já pode colocar no frigorífico ou no congelador com segurança.

*Autoria da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa, no Porto.

Poderá gostar...

2 Responses

  1. Caue Rego diz:

    bem resumido, mas um pouco demais. vale adicionar informacoes e perceber que a recomendacao geral ainda seria para refrigerar o quanto antes, de preferencia abaixo de 4C!

    • Cozinheiro Cozinheiro diz:

      Penso que ja indica o que deve fazer para poder levar ao frio, essa informação pretende “resumir” o que fazer, ao colocar em agua ira arrefecer mais rápido para mais rápido pode colocar no frio :
      “Então o que é que se deve fazer? Para arrefecer os alimentos, antes de os guardar, pode distribuí-los por recipientes pequenos, colocar num banho de água fria ou mexer com frequência. Depois disso, já pode colocar no frigorífico ou no congelador com segurança.”

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading...

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.