|

Pãezinhos de Leite

© Claudia Sousa
Preparação 3 horas 54 minutos
Robot 6 minutos
Total 4 horas
Porções 12 Unidades
Tipo de Robot TM31, TM5, TM6
Dificuldade Fácil
5 a partir de 1 voto
Imprimir Copiar Link Link Copiado ! Guardar

Ingredientes
  

Massa fervida

Massa principal

Instruções
 

Massa fervida

  • Coloque no copo todos os ingredientes e aqueça 2 min/95°C/vel 3. Retire, reserve num recipiente, deixe arrefecer à temperatura ambiente e guarde no frigorífico durante 1 hora (ver dica).

Massa principal

  • Unte com manteiga uma caixa de fermentação com tampa (5 l aprox).
  • Coloque no copo a massa fervida reservada, o leite, o fermento, a farinha, a manteiga, o açúcar e o sal e inicie o modo 4 min 30 seg/vel Espiga (TM31: Copo Fechado/ Espiga).
  • Retire, deite na caixa de fermentação, feche a caixa e deixar levedar durante 1 hora.
  • Forre com papel vegetal um tabuleiro de forno. Sobre uma superfície polvilhada com farinha e com a ajuda de um cortador divida a massa em 12 pedaços do mesmo tamanho e forme bolas. De seguida, pressione ligeiramente cada peça de massa e faça deslizar as mãos sobre a superfície, formando cilindros (10-12 cm aprox.). Coloque 12 rolos de massa com a costura voltada para baixo, uns ao lado dos outros com intervalos de 5 mm no tabuleiro e deixe levedar durante 1 hora. Depois de levedar, os rolos de massa individuais devem tocar uns nos outros. Pincele os rolos com a gema. Leve ao forno preaquecido a 200ºC (superior/inferior) cerca de 15-17 minutos. Retire e deixe arrefecer sobre uma rede antes de servir.

Acessórios

Tabuleiro

Dicas e truques

Também pode deixar a massa fervida de um dia para o outro no frigorífico.
Bolear a massa: Dobrar os pedaços de massa é um método simples que também permite dar uma forma arredondada aos pães. Este método resulta especialmente bem para massas com preponderância de farinha de trigo, uma vez que estas se podem esticar facilmente graças à força do seu glúten. O boleamento descreve o processo de arredondar a massa na palma côncava da mão ou sobre a superfície de trabalho. Neste caso, o pedaço de massa está pousado na palma da mão, e é coberto pela outra mão em posição côncava. Pelo efeito de movimentos circulares e uma ligeira pressão, a massa ganha uma superfície lisa. Esta tarefa torna-se mais fácil se humedecer ou enfarinhar as mãos, dependendo da consistência da massa.

Similar Posts

One Comment

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.