Equivalência entre Adoçantes e Açúcar

Loading...

STEVIA
Este adoçante deve ser usado na mesma quantidade que o açúcar, isto é, se a sua receita leva 2 colheres de sopa de açúcar, pode usar 2 colheres de Stévia. É a mesma proporção.
Lembre-se que a Stévia pode ir ao lume, pois altas temperaturas não afetam o seu poder de adoçar.

SACARINA
A sacarina sozinha, embora possa ser usada para cozinhar, não tem boa aceitação, pois deixa um sabor residual na boca que é meio metálico e amargo.
Costuma ser usada em combinação com outros adoçantes para melhorar o sabor, por isso não é fácil encontrar informações sobre a equivalência com o açúcar.

CICLAMATO E SACARINA
São dois adoçantes usados misturados para dar origem ao adoçante “Tal e Qual”. Estes também podem ir ao lume sem perigo de degradarem. Eles podem ser usados na mesma proporção que o açúcar.
Isto significa que se a sua receita usar 2 colheres de açúcar, então, use as mesmas 9 colheres de adoçante em substitução do açúcar.

SORBITOL
É um adoçante encontrado em vegetais e algas marinhas. Pode ir ao lume. Mas tenha cuidado, tem efeito laxativo. Comercialmente encontra-se sorbitol junto com aspartame e, neste caso, não pode ir ao lume; 5 gotas do produto equivale a 1 colher de chá de açúcar.

FRUTOSE
Pode ir ao lume. Em comparação ao açúcar existe uma diferença pequena. Em geral, 1 colher de sopa de frutose equivale a 1,2 colheres de sopa de açúcar.
É um pouco mais difícil fazer a conta exata, mas pode-se fazer um cálculo aproximado.
Se a sua receita pedir 2 colheres de sopa de açúcar, use 1,7 colheres de frutose, ou seja, 1 colher mais 70% de uma colher.

MULTIADOÇANTE
É uma mistura de vários adoçantes com o objetivo de melhorar o sabor e reduzir calorias. Um deles tem aspartame, sacarina e ciclamato. Uma colher de sopa desse multiadoçante substitui 7 colheres de sopa de açúcar.

ASPARTAME
Se quiser trocar o açúcar pelo aspartame, então saiba que será preciso diminuir pela metade a quantidade. Por exemplo: se a sua receita pedir 10 colheres de sopa de açúcar será necessário usar apenas 5 colheres de aspartame.
Mas não se esqueça de que Aspartame não pode ir ao lume, pois perde sua capacidade de adoçar. Apesar disso, é possível fazer alguns alimentos no lume e, depois de prontos, acrescentar o adoçante, embora nem sempre o resultado seja aprovado.

AGAVE
Extraído de um cato sul-americano, o xarope de agave é composto por 70% de frutose, o que faz com que tenha as mesmas contraindicações desta (ver caixa ao lado). É mais calórico que o açúcar (20kcal/c. chá) mas como tem um poder adoçante 1,4 a 1,6 vezes maior pode usar-se menor quantidade. O índice glicémico também é menor (entre 20 e 30). O sabor neutro permite o uso culinário em pratos delicados, mas em bolos recomenda-se substituir apenas metade do açúcar e reduzir a temperatura do forno em 25ºC, já que o agave pode acastanhar mais rapidamente. Uma chávena de açúcar equivale a 2/3 de chávena de néctar de agave.

XILITOL
Obtido a partir da fruta, vegetais ou casca de bétula, encontra-se na composição de pastilhas e pastas dentífricas para crianças. O poder adoçante é similar ao do açúcar, mas tem muito menos calorias (8,5 a 9kcal/c. chá) e um índice glicémico muito baixo (13). É indicado para diabéticos já que não requer insulina para ser metabolizado. Por outro lado, pode causar gases e desconforto digestivo em pessoas sensíveis. Para cozinhar basta usar metade da quantidade de açúcar recomendada.

Fonte: A Saude em Pauta
Fonte: Activa

Poderá gostar...

Deixe uma resposta

Loading...

Privacy Preference Center

Close your account?

Your account will be closed and all data will be permanently deleted and cannot be recovered. Are you sure?

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.