Bolo de Limão e Merengue

©
5 a partir de 1 voto
Guardar Imprimir
image/svg+xml Prato Bolos
image/svg+xml icon-kitchen-robot icon-kitchen-robot Tipo de Robot TM31, TM5, TM6
image/svg+xml Dificuldade Média
Preparação 1 hora 40 minutos
Robot 30 minutos
Doses 12 Fatias

Ingredientes

Bolo de Limão
Creme de Limão
Merengue

Instruções

Bolo de Limão
  • Pré-aqueça o forno a 180°C. Forre 2 formas de aro amovível (Ø 20 cm) com papel vegetal e unte o rebordo com óleo.
  • Coloque a casca de limão e o açúcar e pulverize durante 10 seg/vel 10 e baixe com a ajuda da espátula o que ficou nas paredes do copo.
  • Insira a borboleta. Adicione os ovos e bata durante 7 min/37°C/vel 4.
  • Adicione a farinha, o fermento, o sal, o sumo de limão, o iogurte e óleo de girassol à esquerda e à direita da borboleta e misture durante 5-8 seg/vel 3.5. Remova a borboleta, se necessário, misture cuidadosamente o creme com a espátula.
  • Divida a massa em duas partes e coloque-as nas formas preparadas (aprox. 410 g cada, consulte a dica). Coloque as forma na prateleira do meio do forno e coza a 180ºC durante 18 a 20 minutos. Deixe arrefecer durante 5 minutos, retire o bolo da forma e deixe arrefecer numa grade (aprox. 50 minutos). Durante esse período, lave o copo e a borboleta e prepare o creme de limão.
Creme de Limão
  • Coloque a casca de limão e o açúcar no copo, pulverize durante 8 seg/vel 10 e baixe com a ajuda da espátula o que ficou nas paredes do copo.
  • Adicione o sumo de limão, a manteiga, as gemas e o ovo, aqueça 6 min/80°C/vel 4, transfira imediatamente para uma tigela e deixe arrefecer durante 10 minutos e leve ao frigorífico durante 1 hora. Lave o copo durante esse período.
Merengue
  • Coloque as claras, o açúcar e o sal na tigela e aqueça durante 4 min/70°C/vel 2.
  • Insira a borboleta, bata as claras sem o copo medidor durante 5 min/vel 3.5 e transfira para uma tigela.
Montagem
  • Coloque a primeira base num prato de bolo, espalhe 2/3 do creme de limão por cima, coloque a segunda base por cima, espalhe o restante 1/3 do creme de limão por cima e espalhe o merengue sobre o creme de limão. Com as costas de uma colher de sopa faça pequenos picos no merengue e queime com um maçarico de culinária. Corte o bolo em 12 pedaços e sirva.

Acessórios

Espátula
Borboleta
Forma Aro
Maçarico

Notas

Você também pode cozer as bases uma após a outra, se não tiver duas formas.
Você também pode cozer um bolo, usar uma forma alta (Ø 18 cm) e ebcher com toda a massa. Coza a massa no forno pré-aquecido (180ºC) durante 35-40 minutos, deixe o bolo arrefecer durante 10 minutos e retire da forma. Deixe arrefecer numa gradinha e divida longitudinalmente em 3 partes.
Você também pode usar a balança interna da Bimby® para determinar a quantidade exata de massa para cada forma. No final da receita, ligue a balança, retire a tigela e coloque parte da massa na forma preparada. Quando você reinsere o copo, a balança mostra um valor negativo, essa é a quantidade de massa que foi removida (por exemplo, 410 g).
Você pode cozer o bolo do limão com bastante antecedência e mantê-lo no friogorifico até 3 dias ou até 1 mês no congelador.
Para um bolo de limão simples, dobre a quantidade de Creme de Limão e não faça o merengue. Use o Creme de Limão para o recheio e a cobertura.

Parceria com o Blog

Poderá gostar...

1 Response

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

you're currently offline

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.