Bolo de Chocolate ao Vapor com Chantilly

© Susana Faria
0 de 0 votos
Imprimir

Bolo de Chocolate ao Vapor com Chantilly

As melhores receitas para a Bimby, dicas, enfim … tudo e mais alguma coisa sobre Bimby 🙂 – Ingredientes: Ovos / Açúcar / Chocolate / Manteiga / Farinha / Fermento / Água / Nata
icon-muesli Tipo de Prato Bolos
icon-kitchen-robot Tipo de Robot TM31, TM5, TM6
dificuldade Fácil
Preparação 48 minutos
Robô 47 minutos
Total 1 hora 35 minutos
Doses 6 Fatias

Ingredientes

Bolo

Cozer a Vapor

Chantilly e Ganache

  • 315 g Nata (35% MG bem frias)
  • 80 g Chocolate (amargo, 50% cacau, cortado em pedaços)

Instruções

Bolo

  1. Inserir a borboleta, coloque 4 claras de ovo e 50 g de açúcar no copo e bata 3 min/vel 3,5. Retire a borboleta e transfira as claras para uma tigela e reserve.
  2. Coloque no copo o chocolate, a manteiga e derreta 4 min/70°C/vel 2.
  3. Inserir borboleta, adicione os restantes 50 g de açúcar, as gemas e bata 3 min/vel 3.5. Enquanto isso, unte uma forma redonda (Ø 20 cm) com manteiga e polvilhe com farinha. Raspe as laterais do copo com a espátula.
  4. Adicione a farinha, o fermento, as claras e mexa 35 seg/vel 1. Remova a borboleta. Transfira a massa de bolo para a forma de bolo preparada e espalhe uniformemente. Lave e seque o copo e a borboleta.
  5. Coloque no copo a água, coloque garfos , ou pauzinhos no fundo da base da varoma.

  6. Posicione a forma do bolo por cima. Coloque Varoma na posição e programe 30 min/Varoma/vel 1. Remova o Varoma, transfira a forma do bolo para grelha e deixe arrefecer durante 45 minutos. Enquanto isso, passe o copo por agua fria para arrefecer e continue com a receita.

Chantilly

  1. Inserir a borboleta, coloque no copo 250 g de natas e bata na vel 3, sem ajustar o tempo, até ficarem com a consistência desejada, observando atentamente para evitar que virem manteiga. Remova a borboleta. Transfira para uma tigela e leve ao frigorífico.

Ganache

  1. Coloque no copo o chocolate e restando 65 g de natas e derreta 3 min/50°C/vel 2
  2. Divida o bolo na horizontal.

  3. Recheie com a ganache. 

  4. Espalhe o chantilly reservado em cima do bolo e sirva.

Notas

Uma forma de bolo com um diâmetro de 20 cm deve estar apoiada nas laterais do prato Varoma, acima dos orifícios de vapor.

Para garantir que os orifícios não fiquem bloqueados, use uma grelha, 2 pauzinhos pequenos ou um pauzinho de espetada partido em dois para apoiar a forma do bolo na base da Varoma.

Pode em alternativa em vez de recheio com ganache, adicione uma camada de geléia antes de espalhar com creme chantilly e em seguida, cubra o bolo com frutas da época. Polvilhe a cobertura com cacau ou guarneça com raspas de chocolate.

Equipa Bimby

Equipa Bimby

A Bimby ® é mais do que um robot de cozinha – é um universo de receitas, numa comunidade online e offline, com os recursos essenciais para o ajudar a tirar todo o partido da sua Bimby ®. A plataforma Bimby ®, recentemente lançada, e a APP Bimby ® 2.0, reúnem online milhares de receitas certificadas pela Vorwerk, que lhe dão a garantia de conseguir excelentes resultados com a sua Bimby ®. Não esquecer também que, ao longo dos anos , tem publicado um elevado número de fantásticos livros, em versão impressa, que continuam disponíveis, bem como a espantosa revista. Existem assim, várias maneiras de ficar inspirado.

Poderá gostar...

1 Response

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

you're currently offline

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.