Baguettes

© Helena Rodrigues
5 a partir de 1 voto
Guardar Imprimir
Copiar Link Link Copiado !
icon-muesli Prato Massas Levedadas, Pão
icon-kitchen-robot Tipo de Robot TM31, TM5, TM6
Dificuldade Média
Preparação 3 horas 41 minutos
Robot 4 minutos
Doses 30 Fatias

Ingredientes

Instruções

  • Coloque no copo a água e fermento e aqueça 2 min/37°C/vel 2. Enquanto isso, unte levemente uma tigela grande.
  • Adicione farinha e sal e depois amasse a massa 2 min/vel Espiga (TM31: Copo Fechado/ Espiga). Transfira para a tigela preparada, cubra com pelicula ou uma toalha húmida e deixe descansar até dobrar de tamanho (aproximadamente 1 a 2 horas).
  • Numa superfície levemente enfarinhada, use uma faca grande para separar a massa em 3 pedaços de tamanho igual. Achate suavemente, enrole cada peça livremente em forma de rolo e reserve sobre uma superfície levemente enfarinhada.
  • Polvilhe ligeiramente os rolos com farinha, cubra com película aderente ou com um pano húmido e deixe repousar durante 20 minutos.
  • Delicadamente, alise cada pedaço de massa novamente em forma de um retângulo, tomando cuidado para preservar as bolhas de ar presas no interior. Enrole a massa novamente em forma de rolo.
  • Aperte a costura do rolo com os dedos para selar. Alongue o rolo em forma de baguete, rolando para frente e para trás exercendo uma leve pressão do meio da baguete até as extremidades.
  • Coloque as baguetes, com a costura para baixo, sobre papel vegetal, puxando o papel entre as baguetes para criar um divisor baixo. Isso ajudará as baguetes a manter sua forma e evitar que agarrem umas nas outras à medida que sobem. Cubra as baguetes levemente com película aderente ou com um pano húmido e deixe levedar por mais 45 minutos.
  • No final do tempo de levedação, coloque 2 tabuleiros (aproximadamente 40 cm x 35 cm) na parte inferior do forno, um na prateleira mais baixa, o outro na prateleira acima. Pré-aqueça o forno a 250°C.
  • Prepare aproximadamente 100 g de água muito quente num copo.
  • Corte baguetes com uma faca muito afiada, fazendo três cortes sobrepostos ao longo do comprimento de cada um. Deslize as baguetes, juntamente com papel assado, na tabuleiro pré-aquecido superior. Despeje rapidamente, mas cuidadosamente, a água quente no tabuleiro inferior para criar vapor e feche imediatamente o porta do forno para prender o vapor.
  • Asse por 20 minutos (250°C) ou até dourar. Se as baguetes parecerem ja estarem a escurecer antes do tempo de cozimento, reduza a temperatura do forno para 230°C. Deixe arrefecer por 20 minutos antes de cortar.

Dicas e truques

Para verificar se as baguetes estão prontas para assar, pressione-as suavemente com a ponta do dedo. A marca deixada para trás deve desaparecer lentamente. Se a massa recuperar sua forma muito rapidamente, significa que não cresceu o suficiente. Se a marca persistir, fermentou demais, e nesse caso não crescerá tanto ao assar, mas ainda assim ficará bom.
O fato de produzir o vapor no início do cozimento confere às baguetes sua crosta crocante característica. Tenha muito cuidado para não se salpicar ou em qualquer parte de vidro do forno. Você pode saltar a etapa de vapor, se preferir.
É melhor consumir as baguetes recém-assadas e arrefecidas.
O sabor das baguetes ficará ainda melhor se você deixar a massa descansar de um dia para o outro no frigorifico. Quando a massa tiver crescido no passo 2, retire suavemente o ar dobrando-a sobre si mesma, cubra a tigela com película aderente e deixe-a no frigorífico. No dia seguinte, prossiga para o passo 3 conforme indicado na receita. As baguetes podem precisar de 10 a 20 minutos adicionais para crescer na etapa 4 antes de cozer.

Acessórios

Tabuleiro

Incluida no Livro / Revista / Cookidoo®

Equipa Bimby®

A Bimby ® é mais do que um robot de cozinha – é um universo de receitas, numa comunidade online e offline, com os recursos essenciais para o ajudar a tirar todo o partido da sua Bimby ®. A plataforma Bimby ®, recentemente lançada, e a APP Bimby ® 2.0, reúnem online milhares de receitas certificadas pela Vorwerk, que lhe dão a garantia de conseguir excelentes resultados com a sua Bimby ®. Não esquecer também que, ao longo dos anos , tem publicado um elevado número de fantásticos livros, em versão impressa, que continuam disponíveis, bem como a espantosa revista. Existem assim, várias maneiras de ficar inspirado.

Poderá gostar...

1 Response

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

you're currently offline

%d bloggers like this: