Arroz Cremoso, Solto ou Malandinho – Saiba como Escolher o Grão Certo

©

De Grão Curto

Arroz para sushi

Com elevado teor de amido, apresenta uma textura pegajosa, sendo ideal para dar consistência ao rolo de sushi, como o que sugerimos na página ao lado, e outras receitas da culinária japonesa. O segredo de um bom sushi está também em conseguir o ponto de cozedura ideal e a combinação perfeita entre vinagre e açúcar.

Arroz para risoto

É o preferido dos italianos. Os mais comuns são o arbóreo ou camaroli. Absorvem bem a água e os sabores dos ingredientes. Depois de cozinhado apresenta um resultado cremoso. É ideal para receitas de risoto como o de alcachofra. Segredo de um risoto perfeito: vinho e queijo!

Carolino

Muito usado nas receitas tradicionais portuguesas, apresenta uma consistência gomosa, sendo ideal para acompanhar receitas com molho e fazer o popular arroz “malandrinho”, como é o caso do arroz malandro de nabiças. Indicado também para sobremesas como o tão apreciado arroz-doce que, nesta edição, reinventámos num surpreendente pudim de arroz-doce.

Afinal o que é arroz “malandrinho” ?

É um arroz cozinhado num caldo abundante, de forma a ficar solto e cremoso na altura de ir para a mesa. Este tipo de arroz deve ser servido imediatamente após ser confeccionado

De Grão Longo

Basmati

Tradicional na culinária indiana, é bastante aromático e por isso indicado para receitas mais simples como arroz branco. Ótimo também em saladas e para acompanhamento de pratos como caril.

Jasmim

Arroz com um aroma intenso e floral muito popular na culinária tailandesa. Especialmente indicado para saladas e pratos asiáticos.

Agulha

Coze rapidamente e fica solto, se for cozinhado no ponto. Ótimo para fazer arroz de forno, pi/aí arroz de manteiga, com legumes…

Integral

É um arroz mais rico em vitaminas, minerais e fibras do que o arroz branco. É indicado para receitas tipo pilaf saladas e como acompanhamento de pratos diversos.

Curiosidade

A famosa chuva de arroz no final dos casamentos é uma tradição que está relacionada com a simbologia deste alimento. O grão promete sorte, felicidade, fertilidade e vida longa, tendo-se tornado uma présença habitual neste tipo de festa mas também, sob a forma do tão nosso arroz-doce, em aniversários, romarias e outras festas.

Os tempos de cozedura variam conforme o tipo de arroz. Do mais mais rápido para o mais demorado a ordem é: agulha, basmati e jasmim, carolino, arroz para sushi, arroz para risoto e por fim o arroz integral, que tem o tempo de cozedura mais longo. Para saber os tempos Bimby indicados para cada tipo de arroz consulte aqui.

Similar Posts

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.