Tipos de Farinha

Pode conseguir melhores resultados nos seus cozinhados, utilizando a farinha mais adequada a cada preparação.

TIPO 45 – FARINHA FLOR

França: igual a portugal
Suiça: fleur (ou blanche type 400)
Espanha: W80 a 100
Argentina: 0000
Itália: 00

A Farinha Flor ou Farinha de Trigo tipo 45, é a farinha mais refinada e branca de toda a nossa oferta de farinhas.
É ideal para confecção de doçarias como o pão-de-ló ou tortas, pois dá origem a doces muito fofos e de qualidade extrema.

TIPO 55- FARINHA SUPER-FINA

França: igual a portugal
Suiça: blanche type 550
Espanha: W100 a 170
Argentina: 000
Itália: 0
Alemanha: 405
Inglaterra/Canada: Soft(Plain) Flour / Cake Flour

A Farinha Super Fina tipo 55, é das farinhas mais utilizadas na culinária caseira. É especialmente indicada para a confecção de bolos, bolinhos, tartes, pastéis, massas lêvedas, entre outras.

TIPO 65 – FARINHA FINA

França: igual a portugal
Suiça: mi-blanche type 700 (ou 720)
Espanha: W170 a 210
Alemanha: 550
Inglaterra/Canada: Strong Flour / Bread Flour

A Farinha tipo 65, farinha fina é a mais utilizada na panificação, caseira ou industrial. O pão branco é o pão que mais se produz a partir desta farinha. Mas não é só para pão que a farinha serve, poderá também, preparar bolos, tartes ou pastéis.

TIPO 80 – FARINHA SEMI-INTEGRAL

França: igual a portugal
Espanha: W180 a 250
Argentina: 00
Itália: 1
Alemanha: 812

As farinhas tipo 80 e 110 e as semi-integral são utilizadas na panificação industrial e caseira. Óptimas para confeccionar pão semi-integral, que constituem parte fundamental numa dieta equilibrada e saudável.

TIPO150 – FARINHA INTEGRAL

A Farinha de Trigo tipo 150 ou farinha integral é muito utilizada na industria da panificação. Constitui parte fundamental de uma dieta saudável, dando origem a um pão rico em sementes, de textura compacta e mais escura. A sua utilização é cada vez mais frequente em bolos de fruta, bolachas, pastéis e outras confecções culinárias.

FARINHA AUTOLEVEDANTE

De todas as Farinhas Lusitana, as autolevedantes são aquelas às quais se adicionou fermento químico. Indicadas para um melhor resultado na confecção de bolos, massas leves e arejadas.

Fonte: www.lusitana.pt

OUTRAS FARINHA E INFORMAÇÕES

O número que surge para classificar cada tipo de farinha é uma medida sobre a fibra que contem e sobre o tipo de extracção realizado.

Uma farinha 405 é uma farinha branca de trigo corrente.
Uma farinha 550 é uma farinha branca de trigo com cor creme (já com mais fibra – mais adequada a fazer pão)
Uma farinha 1050 é uma farinha integral de trigo com 90% de extracção.
Uma farinha 1700 é uma farinha integral de trigo completa (em que grão de trigo foi todo moído e se converteu em farinha)

O jornal DN tem um artigo de 2006 que explica os diferentes tipos de farinhas, incluindo a 0 e a 00, que também já vi aparecer em receitas. Aqui transcrevo o artigo na sua íntegra :
Quando se compra farinha a primeira decisão é “com ou sem fermento?”Sobre fermentos já falámos há tempos. Hoje apenas trataremos de farinhas sem fermento. Já reparou nas indicações “Tipo 55” ou “Tipo 65″‘ que surgem nos pacotes? Sabe o que isso significa? Em conversas recentes apercebemo-nos de que nem toda a gente o sabe. Vamos então tratar disso.

Um grão de trigo é uma estrutura complexa constituída por diferentes camadas. Do ponto de vista genético existem duas espécies de trigos: o trigo mole (Triticum aestivum), adequado à padaria, pastelaria e ao fabrico de bolachas, cujo produto da moenda é a farinha; e o trigo duro (Triticum durum), usado no fabrico de massas alimentícias, cujo produto de moenda é a sêmola

Quando chega à moagem, o trigo mole é sujeito a várias operações de limpeza e, por questão de conservação, é-lhe retirado o gérmen. Só depois se inicia o complexo processo de triturações e peneirações sucessivas, dos quais resultam vários tipos de farinha.

Uma farinha pode conter todas as partes do grão – farinha integral – ou apenas a parte central – endosperma – e é muito branca. E entre estas duas situações há todas as intermédias.

Se levarmos uma farinha extremamente branca a um forno a 550º C, o resíduo da queima – a cinza – será mínimo. Já uma farinha integral deixará um resíduo de cinza muito maior, uma vez que contém uma grande quantidade de sais minerais, que não ardem. É a percentagem de cinzas que define o tipo comercial de farinha.

Assim, as farinhas 45 e 55 são as mais brancas; contêm um pouco mais de amido e de glúten e menos fibra e vitaminas e dão origem a um pão de miolo muito branco. Uma farinha 110 dará origem a um pão mais escuro, uma vez que tem mais casca, mas, também, mais dietético.

As farinhas que mais se comercializam no nosso País são a 55 e 65. A farinha 45, por exemplo, tem que ser encomendada a uma moagem.

Já em Itália a designação comercial das farinhas é diferente, o que por vezes causa dúvidas. Uma farinha 00 terá um máximo de 0,50% de cinza e uma do tipo 0 pode ter uma cinza máxima de 0,65%.

Qual o tipo de farinha mais adequado para fazer pão?

Isso tem pouco a ver com a percentagem de cinzas. Dentre os trigos moles há uns mais adequados ao fabrico de pão (chamados hard e que têm maior quantidade de proteínas que vão formar o glúten), e outros (mais “fracos” – soft) com menos glúten e, por isso, mais aconselháveis a certa pastelaria. O tipo de farinha, definido com base nas cinzas, apenas garante a obtenção de pão de miolo mais branco ou mais escuro. É por isso que nos EUA a designação comercial das farinhas indica o teor de proteína e a sua aconselhável utilização: múltiplos fins, pastelaria, bolos, bolachas, pão, integral… Não há dúvidas de que isso facilita a escolha.

Quando uma receita diz especificamente que depreende farinha 65 e só temos em casa farinha 55, devemos usar mais 10% de farinha. Ex: 400gr de farinha tipo 65 ou 440gr tipo 55;

Fonte: pt.petitchef.com

Algumas Farinhas que criam alguma confusão quanto ao Tipo “Numérico”

Branca de Neve - Flor Ultra Fina Branca de Neve - Ultra Fina Branca de Neve - Fina
T45 c/ fermento T55 c/ fermento T65 c/ fermento

Poderá gostar...

Deixe uma resposta

Loading...