Pão: Rústico, Doce, Salgado ou com Recheio?

10 SEGREDOS

Descubra algumas dicas e curiosidades que vão ajudá-lo a preparar os melhores pães de sempre em sua casa. Desde as versões com massas lêvedas, simples ou aromatizadas, até às bolas rápidas, passando pelos pães doces e recheados… Pão fresco, feito por si, sempre que lhe apetecer!

1. USE A “PADEIRA” BIMBY

Mistura o fermento à temperatura certa. Amassa com braços fortes. Envolve delicadamente e até, tal como a mó do moinho, tritura cereais e faz farinhas alternativas.

DICA: Para fazer as suas próprias farinhas na Bimby pulverize 250gr de cereais de cada vez 1 min/vel 10.

2. NÃO “MATE” O FERMENTO

O fermento é um organismo vivo e serve para levedar pão e outras massas lêvedas. Mas há duas coisas que podem “matar” as suas propriedades: a temperatura e o sal. O fermento deve, assim, ser sempre diluído em água fria ou morna – no máximo a 37°C – e aqui a Bimby é a aliada perfeita, pois permite programar a temperatura exata. Além disso, nunca deve sujeitar a massa a temperaturas altas durante a levedação. Quanto ao sal, tenha atenção para que não entre em contacto direto com o fermento, adicionando-o na fase seguinte juntamente com a farinha.

CURIOSIDADE: Antigamente o fermento, massa-mãe ou isco era feito em casa de forma artesanal. Misturava-se farinha, água e um elemento-chave, opcional, que ativava a fermentação (uva, mel, etc.) e depois esperava-se… Era um processo longo e delicado. Hoje em dia temos a sorte de ter à venda o fermento de padeiro fresco e seco disponível na maior parte dos supermercados.

3. DEIXE LEVEDAR… SEM STRESS

O crescimento da massa deve ocorrer naturalmente, sem pressas nem artifícios. É que levedar não é uma conta de somar: fermento + farinha + 30 minutos = já está! Não. Há variáveis, como a temperatura ambiente, que contam muito… Mas há um truque que resulta sempre e é muito simples: observar a massa… Se dobrou de volume, então está pronta!

NÃO FAÇA BATOTA: Há quem acelere a levedação colocando a massa dentro do forno a 50°C, mas tal não é recomendável, pois isso vai fazer que o pão não fique tão fofo e endureça mais depressa.

4. E PORQUE NUNCA É DEMAIS… LEVEDAR OUTRA VEZ!

No que diz respeito às massas lêvedas, quanto mais levedarem melhor. Por isso, aconselha-se sempre, no mínimo, uma segunda levedação depois de moldar a massa com o formato pretendido.

5. NÃO A MASSA PEGANHENTA!

Já está a imaginar-se de cabelos desgrenhados e mãos com massa a colar por todos os lados? Esqueça! Basta passar uma camada de farinha ou azeite nas mãos e na superfície onde vai moldar a massa e tudo se resolve!

6. SEJA CRIATIVO

Uma massa lêveda pode ter mil e uma faces dando origem a pães mais neutros e a outros mais aromáticos, a massas enriquecidas com leite, ovos e manteiga, como a do brioche, e até a versões com um recheio doce ou salgado. Para embelezar as suas massas pode fazer um ou vários cortes na superfície com uma faca de lâmina fina. Se preferir um acabamento mais rústico, deixe que a massa “abra” sozinha durante a cozedura.

7. PRÉ-AQUECER O FORNO É MUITO IMPORTANTE!

Para obter melhores resultados lembre-se de pré-aquecer o forno antecipadamente (idealmente a 250°C), para que este esteja bem quente ao receber o pão ou outra massa lêveda. Quando colocar a massa no forno ajuste a temperatura ao tamanho dos pães, tendo sempre em atenção as caraterísticas específicas do seu forno e as indicações da receita. Temperaturas de referência: pães grandes — 220ºC/250ºC; pães pequenos — 200ºC/220ºC.

8. ÁGUA QUE FAZ MAGIA!

Antes de colocar a massa no forno deite, cuidadosamente, uma caneca de água sobre um tabuleiro assente no fundo do forno. A evaporação da água vai conferir ao pão uma côdea crocante e um miolo mais húmido.

9 E AGORA ESTARÁ COZIDO?

Para verificar se o pão está cozido deve bater-se com os nós dos dedos. Se emitir um som “oco” é porque está pronto!

10. ANTES DE PROVAR, AREJAR!

Para melhor sabor e textura deixe arrefecer o pão sobre uma rede, cerca de 20 minutos, antes de fatiar.

AGORA A PADARIA DA ESQUINA É NA SUA COZINHA!

Poderá gostar...

Deixe uma resposta

Loading...