Manteiga Caseira

Manteiga Caseira

Manteiga Caseira

Doses
Porções
300 gr
Tempo Bimby
Bimby
2 minutos
Dificuldade
Dificuldade
Fácil
Tipo de Robot TM31, TM5

Ingredientes

  • 400g Nata (35% MG, bem frias)

Manteiga p/ Barrar

Manteiga c/ Sal

Manteiga Aromatizada

Manteiga de Alho

Manteiga de Ervas

  • q.b. Ervas (aromáticas)

Preparação

Normal
1. Coloque no copo as natas e programe 2 min/vel 9. No fim do tempo, a gordura deverá estar separada do soro. Se assim não acontecer programe mais uns segundos na mesma velocidade (depende da temperatura e qualidade das natas).
2. Se não fizer nenhuma das variantes, quando o soro estiver separado coloque a manteiga no cesto e lave com cuidado debaixo da torneira, com água fria até que a água saia limpa (evita que a manteiga rance). Coloque a manteiga sobre papel absorvente e seque-a muito bem e vá para o passo 4. Se fizer uma das variantes siga os passo da variante escolhida e só então lave a manteiga com explicado anteriormente.
3. Adicionar ingredientes opcionais (veja as variações abaixo) e misturar na manteiga durante 15 seg/vel 4.
4. Envolva bem e enrole em película aderente. Conserve no frigorífico até ao momento de servir.
Manteiga c/ Sal
1. Se o sal é grosso pode ficar a sentir os pedaços na manteiga terminada. Para evitar isso ante de fazer a manteiga pulverize antes o sal um mínimo de 40g de sal em 10 seg/vel 10 e então novamente 10 seg/vel 10 e reserve ½ colher de chá e guarde o restante para uso futuro. Coloque de lado, limpe o copo e continue a fazer manteiga como acima. Adicione ½ colher de chá de sal.
Manteiga p/ Barrar
1. Adicionar 1/5 do peso da manteiga gerada de óleo de sabor suave (por exemplo, de girassol), e se desejar sal como acima. O azeite também pode ser usado, mas tem um sabor mais forte.
Manteiga Aromatizada
1. Adicione sabores (por exemplo especiarias). Para manteiga mais barrável também adicionar óleo como acima, e se desejar o sal como acima.
Manteiga de Alho
1. Antes de fazer a manteiga (e antes de inserir borboleta) coloque 1 (ou mais) dentes de alho no copo e pique 3 seg/vel 7. Coloque de lado, limpe o copo e continue a fazer a manteiga como acima. Adicione o alho e sal como em cima. Para manteiga mais barrável também adicionar óleo como acima.
Manteiga de Ervas
1. Antes de fazer a manteiga (e antes de inserir a borboleta) coloque as ervas de escolha no copo e pique 3 seg/vel 7. Coloque de lado, limpe o copo e continue a fazer manteiga como acima. Adicione as ervas, e sal como acima. Para a manteiga mais barrável adicione também o óleo como acima.
Manteiga de Ervas e Alho
1. Antes de fazer manteiga (e antes de inserir a borboleta) coloque 1 (ou mais) dentes de alho e ervas de escolha no copo e pique 3 seg/vel 7. Retirar e continuar a fazer a manteiga como acima. Adicione as ervas eo alho, e sal como acima. Para manteiga mais espalhável

Notas

A lavagem da manteiga tem que ser feita com muito cuidado para evitar que escorra toda. Recomendamos que lave debaixo de um fio de água fria.

Se desejar fazer alguma das variantes, faça-o a partir do momento em que o soro se tenha separado da gordura. Junte o ingrediente a gosto e triture alguns segundos. Lave a manteiga e tempere. A manteiga aromatizada pode ser utilizada para finalizar alguns pratos como um risotto ou carne assada. Use como tempero em papelotes.

Tambem pode gostar...

Deixar uma resposta