Leite em pó, evaporado e condensado

Loading...

Leite Evaporado

Leite evaporado:
Se ao leite normal retirarmos parte da água este vira leite evaporado. A água é retirada por evaporação, podia-se simplesmente deixar ferver o leite o tempo suficiente até ele secar, no entanto, se retirarmos a água fervendo leite, desnaturamos as proteínas (“estragamos” o leite), assim a evaporação deve ser feita a temperaturas não muito altas e por isso é um processo lento.
O leite é então aquecido a cerca de 70-80ºC até retirar cerca de 60% da água, ou seja, quando ficar um liquido grosso.
Obtendo-se assim o leite evaporado.
O leite evaporado tem a vantagem de ter uma maior validade que o leite normal e ocupar um menor volume, aspeto importante para questões de transporte.

Leite em Po

Leite em pó:
O processamento do leite em pó começa de forma semelhante ao leite evaporado, ou seja, inicialmente o leite é aquecido um pouco até evaporar cerca de 60% da água. Aí passa para a fase seguinte onde é borrifado por um jato de ar a 180ºC, que irá evaporar a restante água, obtendo-se assim o leite em pó.
O leite em pó tem a vantagem de durar mais tempo que o leite normal, pois como está isento de água torna o desenvolvimento dos microorganismos mais difícil.
Se ao leite em pó juntarmos água, nas quantidades apropriadas, obtemos leite normal pronto a beber.
Nos dias de hoje o leite em pó aparece como ingrediente em alguns produtos como os iogurtes, para engrossar, e no próprio leite condensado.

Leite Condensado

Leite condensado:
Quanto ao leite condensado, que penso é o mais usado nos dias de hoje (entre os 3 tipos que referi).
O leite condensado é basicamente o leite evaporado mas com grande teor de açúcar, ou seja, se ao leite condensado adicionar água, irá obter um leite muito doce.
Neste caso para além de termos uma conservação por retirar a água ao alimento, também temos conservação por adicionarmos açúcar ao alimento (tipo compotas, também levam açúcar para conservar). Para além da esterilização quando enlatados.
O leite condensado é mais usado para sobremesas! E se repararem a maioria delas não leva açúcar, pois o leite condensado já é suficientemente doce.

Poderá gostar...

Deixe uma resposta

Loading...