Equivalência entre Adoçantes e Açúcar

STEVIA
Este adoçante deve ser usado na mesma quantidade que o açúcar, isto é, se a sua receita leva 2 colheres de sopa de açúcar, pode usar 2 colheres de Stévia. É a mesma proporção.
Lembre-se que a Stévia pode ir ao lume, pois altas temperaturas não afetam o seu poder de adoçar.

SACARINA
A sacarina sozinha, embora possa ser usada para cozinhar, não tem boa aceitação, pois deixa um sabor residual na boca que é meio metálico e amargo.
Costuma ser usada em combinação com outros adoçantes para melhorar o sabor, por isso não é fácil encontrar informações sobre a equivalência com o açúcar.

CICLAMATO E SACARINA
São dois adoçantes usados misturados para dar origem ao adoçante “Tal e Qual”. Estes também podem ir ao lume sem perigo de degradarem. Eles podem ser usados na mesma proporção que o açúcar.
Isto significa que se a sua receita usar 2 colheres de açúcar, então, use as mesmas 9 colheres de adoçante em substitução do açúcar.

SORBITOL
É um adoçante encontrado em vegetais e algas marinhas. Pode ir ao lume. Mas tenha cuidado, tem efeito laxativo. Comercialmente encontra-se sorbitol junto com aspartame e, neste caso, não pode ir ao lume; 5 gotas do produto equivale a 1 colher de chá de açúcar.

FRUTOSE
Pode ir ao lume. Em comparação ao açúcar existe uma diferença pequena. Em geral, 1 colher de sopa de frutose equivale a 1,2 colheres de sopa de açúcar.
É um pouco mais difícil fazer a conta exata, mas pode-se fazer um cálculo aproximado.
Se a sua receita pedir 2 colheres de sopa de açúcar, use 1,7 colheres de frutose, ou seja, 1 colher mais 70% de uma colher.

MULTIADOÇANTE
É uma mistura de vários adoçantes com o objetivo de melhorar o sabor e reduzir calorias. Um deles tem aspartame, sacarina e ciclamato. Uma colher de sopa desse multiadoçante substitui 7 colheres de sopa de açúcar.

ASPARTAME
Se quiser trocar o açúcar pelo aspartame, então saiba que será preciso diminuir pela metade a quantidade. Por exemplo: se a sua receita pedir 10 colheres de sopa de açúcar será necessário usar apenas 5 colheres de aspartame.
Mas não se esqueça de que Aspartame não pode ir ao lume, pois perde sua capacidade de adoçar. Apesar disso, é possível fazer alguns alimentos no lume e, depois de prontos, acrescentar o adoçante, embora nem sempre o resultado seja aprovado.

AGAVE
Extraído de um cato sul-americano, o xarope de agave é composto por 70% de frutose, o que faz com que tenha as mesmas contraindicações desta (ver caixa ao lado). É mais calórico que o açúcar (20kcal/c. chá) mas como tem um poder adoçante 1,4 a 1,6 vezes maior pode usar-se menor quantidade. O índice glicémico também é menor (entre 20 e 30). O sabor neutro permite o uso culinário em pratos delicados, mas em bolos recomenda-se substituir apenas metade do açúcar e reduzir a temperatura do forno em 25ºC, já que o agave pode acastanhar mais rapidamente. Uma chávena de açúcar equivale a 2/3 de chávena de néctar de agave.

XILITOL
Obtido a partir da fruta, vegetais ou casca de bétula, encontra-se na composição de pastilhas e pastas dentífricas para crianças. O poder adoçante é similar ao do açúcar, mas tem muito menos calorias (8,5 a 9kcal/c. chá) e um índice glicémico muito baixo (13). É indicado para diabéticos já que não requer insulina para ser metabolizado. Por outro lado, pode causar gases e desconforto digestivo em pessoas sensíveis. Para cozinhar basta usar metade da quantidade de açúcar recomendada.

Fonte: A Saude em Pauta
Fonte: Activa

Poderá gostar...

Deixe uma resposta

Loading...